Forte de São Mateus do Cabo Frio
Construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses que vinham em busca da imensa quantidade de pau-brasil que havia na região. Os canhões utilizados nas batalhas ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques.
A casa onde os soldados viviam serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos. Do forte, se tem uma completa vista de toda a extensão da Praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar.Bairro da Passagem
Bairro da Passagem
O bairro da Passagem surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajuru e ainda mantém características da época da fundação do município, pois ali surgiram as suas primeiras construções. As riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em ponto turístico.
A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os escravos negros e prima pela simplicidade.Monumento do Anjo Caído
Monumento do Anjo Caído
Localizado no meio do Canal do Itajuru, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O anjo foi esculpido em pedra sobre uma coluna de nove metros de altura, em homenagem à abertura do Canal Artificial Palmer, no início do século XX. Atualmente a Prefeitura de Cabo Frio, juntamente ao governo do Rio está tentando reformar o Monumento, pois aparentemente ele não aguentará muito tempo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário